top of page

Antecedentes

São inúmeras as referências que compõem os alicerces teórico-práticos da ECOS. Destacamos aqui os principais autores e colaboradores no percurso realizado da psicanálise à vegetoterapia carateroanalitica.

Sigmund Freud (1856-1939). Sistematizou a dinâmica e a estrutura do psiquismo além de indicar as origens somáticas da energia que faz movimentar os processos anímicos.

Wilhelm Reich (1897-1957). Realizou de forma pioneira a técnica de análise na clínica psicanalítica e aprofundou estudos e pesquisas a respeito da relação soma-psique, culminando na vegetoterapia carateroanalitica. Desenvolveu o pensamento funcional, metodologia de observação e pesquisa sobre a natureza viva e não-viva e fundou a orgonomia, ciência que investiga a energia primordial e universal.

Ola Raknes (1887-1975). Aluno e discípulo de Reich foi o grande difusor da teoria e prática clínica reichiana, tendo como pupilos Gerda Boyesen e Federico Navarro entre outros tantos.

Federico Navarro (1924-2002). Neurologista e psiquiatra, paciente de Raknes, estabeleceu a sistemática da vegetoterapia somatopsicodinâmica, tendo como orientação a relação entre os “actings" corporais e as estimulações neuroanatomofisiológicas. O legado de Navarro é referência obrigatória para toda e qualquer abordagem de orientação reichiana.

Genovino Ferri (1950). Discípulo de Navarro, é hoje um dos principais nomes da análise reichiana contemporânea, contribuindo na compreensão dos campos energéticos feto-útero, mãe-bebê, criança-família e sujeito-sociedade.

LOGO_ECOS.png
IMG-20220123-WA0016.jpg

A Escola Contemporânea de Orgonomia e  Somatopsicodinâmica nasceu de um grupo de terapeutas psico- corporais com a intenção de difundir e atualizar o pensamento científico de Wilhelm Reich. Temos como propósito levar a linha do tempo  integração entre o somático , o psíquico, o metabólico e o energético (completar) desde Freud e Reich até Federico Navarro e Gino Ferri dentro de uma abordagem inclusiva das várias dimensões da Vida.

bottom of page